Muito se fala sobre o poder transformador das artes. Diversas são as linguagens artísticas que ao longo da história decifraram o estilo de uma época. E, para além de ser a expressão única de uma pessoa – há quem diga que é uma das formas de acessar e revelar o inconsciente, é também um convite para que leitores, usuários, espectadores e público em geral, observem e reflitam.
Refletir é desenvolver o pensamento, e paralelamente a isso, construir conversas inteligentes que abrem espaço para um convívio que eleva a nossa capacidade de comunicar e se relacionar.
Aqui no Évora Residencial Sênior, recebemos hóspedes com diferentes backgrounds. Cada um, junto com a família, tem a oportunidade de personalizar o seu quarto a seu gosto, além de partilhar a sua história e as suas expectativas conosco.
Todas as semanas, os residentes têm à disposição, um leque de atividades, que podem ser individuais ou coletivas, a depender das necessidades. Entre as atividades culturais e artísticas, oferecemos:
- Aula de Música
- Aula de Artes
- Roda de Costura e Bordado
- Passeios turísticos e culturais
- Grupos e artistas convidados para Apresentações em eventos sociais
Como as artes afetam o bem-estar?
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que idosos que participam dessas atividades apresentam:
Melhor disposição e autoestima;
Aumento da socialização e redução da solidão;
Manutenção das funções cognitivas e da memória;
Estímulo à autonomia e à independência;
Sensação de felicidade e bem-estar.
Recentemente, viralizou no Instagram, um vídeo com uma fala incrível do ator britânico, Ian McKellen.
Considerado um ícone cultural britânico, ele recebeu incontáveis prêmios (um Tony Award, um Golden Globe Award e seis Laurence Olivier Awards, além de nomeações para dois Óscares, cinco BAFTA Awards e cinco Primetime Emmy Awards. Ele alcançou fama mundial por seus papéis no cinema, incluindo o papel principal no filme Richard III (1995), James Whale em Gods and Monsters (1998), Magneto nos filmes da série X-Men e como Gandalf nas trilogias The Lord of the Rings e The Hobbit.
Pratique qualquer Arte e faça sua Alma crescer.
Arte é Tornar-se.
Quando praticamos Arte, não apenas refinamos nossa habilidade – desvendamos as camadas de quem somos, expandindo a Alma para o desconhecido, moldando-nos no que devemos nos tornar.
Arte é e sempre será, para todos! É, simplesmente, a nossa natureza sendo colocada em ação.
Original: ⬇️
Practice any Art and grow your Soul
Art is Becoming.
When we practice Art, we don’t just refine our skill—we peel back the layers of who we are, expanding the Soul into the unknown, shaping ourselves into what we are meant to become.
By Ian McKellen
Arte é e sempre será, para todos! É, simplesmente, a nossa natureza sendo colocada em ação.
Évora Residencial Sênior: o lugar para ser feliz e se expressar